A importância da identidade visual
4.6 (91.67%) 24 voto[s]

Resultado de imagem para identidade visualA identidade visual pode ser definida como um conjunto de elementos, elaborados de forma criativa, que representam visualmente uma instituição, nome, produto ou serviço.

Este conjunto de elementos tem como base um símbolo visual, representado por um nome simbólico, que junto com os códigos de cores, tipografias, personagens, layout e outros componentes, reforçam esta representação visual. Este símbolo é chamado de logotipo.

A identidade visual então trata-se da representação gráfica da identidade corporativa, aliando-se também ao conceito e ao valor agregado a uma marca, produto ou empresa.

Veja mais sobre o significado de identidade.

Estes fatores são considerados importantes na hora da elaboração da identidade visual, pois depois de criada, ela passa a ser o alicerce de toda identidade do empreendimento, tendo a responsabilidade de transmitir credibilidade, confinaça e respeito ao cliente ou consumidor final.

Criação da Identidade Visual

O processo de criação da identidade visual é muito detalhado e cheio de critérios que são levados em consideração na hora da elaboração. Ele envolve diversos fatores na sua metodologia, agregados também a fatores mercadológicos e econômicos. Alguns dos fatores são:

  • A cultura da empresa
  • O seu posicionamento no mercado
  • A imagem perante o público
  • Objetivos
  • Foco
  • Missão

Para que a elaboração da identidade visual não se desvie deste processo, foi então criado um documento técnico que estabelece as normas e critérios para criação e reprodução de marca, chamado de Manual de Identidade Visual.

Este manual pode ser adaptado ao padrão de cada órgão, instituição, empresa para a utilização e reprodução da identidade visual em vários tipos de meios de comunicação, de maneira que possibilite uma interação com o público alvo.