O que é SEO?
4.6 (92.73%) 11 voto[s]

Estar presente nos resultados de buscas do Google e ter um bom ranqueamento entre eles é imprescindível para conseguir sucesso e ver crescer o número de acessos do seu site e blog, você consegue isso com a famosa técnica de SEO, Search Engine Optimization, que funciona de maneira semelhante aos algoritmos do Instagram e Facebook.

Bem sabemos que o Google exibe os resultados das buscas de duas maneiras: Resultados de Busca patrocinada e Resultados de Busca orgânica. Para estar bem ranqueado na busca patrocinada é necessário ter boas campanhas de Adwords que patrocinem palavras chaves pertinentes ao seu negócio e que lhe trarão buscas qualificadas.

Neste artigo iremos nos aprofundar um pouco mais sobre como estar bem posicionado nas buscas orgânicas do Google. E para isso, o método é conhecer o SEO. Vamos entender mais sobre esse conceito?

O que é SEO?

O SEO, Search Engine Optimization, ou tão somente Otimização de Sites, é conhecido por possuir um conjunto de estratégias técnicas que, se aplicadas corretamente ao seu site, vão melhorar consideravelmente o posicionamento das páginas do seu site nos resultados de buscas orgânicas nos motores de busca.

A quantidade de técnicas existentes para se trabalhar a otimização de sites é bastante extensa e por vezes acaba assustando quem se propõe a aplicá-las. Porém, atender aos requisitos é um processo contínuo e que pode levá-lo a grandes resultados.

Para que você entenda como pode utilizar as técnicas, além de entender o que é SEO, é importante conhecer de forma básica sobre como funcionam os motores de buscas e como eles fazem a leitura do site. Depois disso você irá aprender a produzir e a remodelar conteúdos que sejam lidos e compreendidos pelos motores de buscas.

O que são motores de busca e como eles funcionam?

Os motores de buscas foram desenhados para buscar e exibir conteúdos por meio de pesquisa de palavras-chave, e com isso também indexam e rastreiam os endereços de sites espalhados pela internet.

Essa tarefa é feita de maneira automatizada com uso de algorítimos, ou seja, todo o conteúdo depositado nas páginas de sites e blogs da internet será considerado pelos mecanismos de buscas para retornar um resultado de uma pesquisa feita por um usuário.

Para que o conteúdo de seu site seja bem ranqueado quando um usuário fizer uma busca, é necessário que ele tenha sido indexado pelo buscador e, para que isso ocorra, o buscador precisa compreender o conteúdo e considerá-lo relevante diante da pesquisa feita.

Como melhorar o SEO do meu site?

Existe uma série de recomendações que você pode seguir e aplicar às suas páginas. Para os mecanismos de busca, existem dois fatores a considerar: o conteúdo on-page e o off page.

  • Conteúdo On-page: Diz respeito a tudo que está dentro do seu site e que você tem total controle, como títulos das páginas, domínio, URL de arquivos e heading tags (intertítulos).
  • Conteúdo Off-page: Refere-se à parte externa, ao link building, ou seja, links que direcionam para o seu site.

Vamos citar sete dicas que ajudarão a otimizar o conteúdo de seu site, focando principalmente no conteúdo on-page, que é onde você conseguirá trabalhar de forma mais rápida.

1. Faça um estudo e defina as palavras-chave

Faça uma relação de palavras-chave que tenham conexão com o nicho no qual você atua, que estejam ligadas ao seu público alvo e personas. Utilize ferramentas como o planejador de palavras chave do Google para mensurar a quantidade de buscas dessas palavras-chave. O Google Analytics também poderá auxiliar, identificando quais palavras-chave levam um usuário até você.

2. Fique atento ao título do artigo e à Title Tag

Adicione aos títulos dos seus textos as palavras-chave que você determinou como mais relevantes ao seu público. Quanto mais o título se aproximar das palavras-chave buscadas, maiores são as chances de ter o conteúdo de seu site bem ranqueado.

Também é importante trabalhar a title tag (título da sua página em HTML), pois o Google atribui grande importância a este item.

3. Otimize as imagens

Sim, as imagens também podem ser otimizadas. Mais do que apenas redimensioná-las, diminuir seu tamanho e resolução, você pode nomeá-las com as palavras-chave certas para ter bons resultados na rede de pesquisa.

4. Trabalhe na usabilidade do site

Um dos itens que se tornaram cruciais para ter um bom ranqueamento é a usabilidade do site. Desde 2015 os sites que são responsivos, ou seja, aqueles que atendem e se adaptam a diversos tipos de dispositivos como tablets e smartphones, conseguem um melhor posicionamento nas buscas orgânicas.

Além de ter um site responsivo, trabalhe com conteúdos ricos que sejam realmente interessantes ao seu público. Ao fazer isso, você aumentará o tempo de permanência do usuário em seu site. Este item também é considerado pelos motores de busca na hora de ranquear as páginas.

5. Torne as URLs amigáveis

Quando você utiliza URLs que têm relação ao conteúdo das páginas e que são de fáceis compreensão, em vez de deixá-las cheias de códigos, você colabora para que os robôs de buscas associem o tema ao conteúdo buscado pelo usuário. Essa atitude também gera mais confiabilidade.

6. Utilize conteúdo exclusivo

Nada de sair por aí fazendo cópias. Você deve trabalhar com conteúdo exclusivo. Se o conteúdo de seu site ou blog for duplicado ou copiado de outro, você poderá receber punições do Google e não aparecer entre os primeiros resultados de buscas.

7. Faça linkagens On-page

Quando você criar posts que abordem rapidamente assuntos que já foram trabalhados com maior detalhamento em outro post, você pode linkar o conteúdo. Faça sempre linkagem de boa qualidade, relacionando conteúdos que tenham realmente relevância.

Algo importante de citar é evitar práticas consideradas inadequadas pelo Google como: esconder links para que o visitante clique sem que perceba ou repetir exageradamente a palavra-chave. Se fizer isso, a ferramenta de busca pode penalizar seu site.

Estas foram apenas algumas dicas dentro do universo do que é SEO e como aplicá-lo, pois, além dessas, existem diversas outras técnicas que você pode utilizar para otimizar as suas páginas. Vale lembrar que SEO é um trabalho contínuo que nunca acaba, uma vez que os grandes motores de busca como o Google estão sempre atualizando seus algorítimos.

Você tem alguma dúvida ou estratégia que utiliza e quer compartilhar conosco? Deixe seu comentário aqui neste post!